
Fonte: Folha de S.Paulo. Jornalista: IndefinidoA vacina contra o HPV, principal causador do câncer de colo do útero, é comercializada no país desde 2008. Mas seu custo ainda é muito alto.
Em clínicas paulistanas, cada dose custa entre R$ 200 e R$ 400, conforme o fabricante. São necessárias três doses da vacina.
"Ela previne a infecção pelo agente ca
usador. Por isso, deve-se tomá-la antes do início da vida sexual, por volta dos 12 anos", explica Nilma Neves, presidente da comissão nacional do trato genital inferior da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia). Isso garante a imunização antes do contato com o vírus.A entidade tem orientado os ginecologistas a falarem com as mães ou com as próprias adolescentes nas consultas. "A aceitação da vacina é grande, mas ela continua inacessível para grande parte da população", diz Neves.
Nos EUA, um estudo recém-publicado na revista "Pediatrics" mostra que a maioria de médicos da família e pediatras recomendam a aplicação a suas pacientes. Mas eles também relatam dificuldades em relação ao custo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário